O verão amazônico pode elevar o consumo da energia com o calor elevado no estado. Durante o período entre julho e novembro, é esperado um aumento significativo nas temperaturas na região norte do país
Autor: / Publicado em: quarta-feira , 19/06/2024 - 05:17
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, Belém vai alcançar temperaturas de até 34 °C. A Equatorial, empresa responsável pela distribuição de energia no estado do Pará, afirma que há uma estimativa de 2 a 5% de aumento nas faturas de energia. Esse aumento ocorre porque aparelhos eletrônicos consomem mais energia ao operarem em altas temperaturas.
O analista de relacionamento com o cliente da Equatorial, Cleiton Soares, dá dicas de uso de aparelhos eletrônicos para diminuir o valor da fatura no final do mês.
O engenheiro e coordenador dos cursos de engenharia da UNAMA dos campi, Gentil e Alcindo Cacela, professor Everton Ruggeri, destaca alguns cuidados que o paraense deve ter ao usar os aparelhos eletrônicos durante o verão amazônico. A vendedora autônoma, Taina Souza, conta como foi fechar a fatura de energia nesse início de verão.
É recomendável adquirir equipamentos como ar-condicionado, geladeira, ventilador e outros eletrodomésticos que exibem o “SELO A” ou “SELO A+” do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, que atesta a eficiência energética desses aparelhos e auxilia na economia de energia. Confira:
Reportagem de David Martinez, Aluno de jornalismo da Unama, com supervisão de Matheus Mascarenhas
Publicado por redação
Foto: Internet
Comentários