Foto: Bruno Carachesti

O Círio de Nazaré, que reúne milhões de fiéis em Belém todos os anos, terá ajustes nas romarias realizadas após a grande procissão do dia 11 de outubro. A diretoria da Festa de Nazaré informou que as alterações atingem a Romaria dos Corredores, da Acessibilidade, da Juventude e o Ciclo Romaria.

Segundo a organização, as mudanças foram necessárias para adequar o calendário à realização das eleições deste ano e reforçar a segurança e a logística do evento. O coordenador do Círio de Nazaré, Antônio Souza, explica a motivação dos ajustes, que já estavam sendo estudados pela diretoria.

“Muitas das vezes, os órgãos de segurança nos aconselham a tentar alterar essas datas. Então, este ano, a gente achou melhor atender esse conselho para não coincidir com grandes eventos para poder termos mais apoio de todos os órgãos de segurança e saúde e facilitar o trabalho para que a população tenha todo o atendimento por parte do Estado e município durante essas programações”, afirma.

De acordo com alterações, a Romaria dos Corredores passa a ser realizada no dia 17 de outubro. No mesmo dia também ocorrem a Romaria da Acessibilidade e a Romaria da Juventude.

Já o Ciclo Romaria está programado para o dia 24 de outubro. Apesar das mudanças nas romarias posteriores, as principais procissões seguem mantidas. A Trasladação será realizada no dia 10 de outubro e o Círio no dia 11. O Recírio, que encerra oficialmente a programação, ocorre no dia 26 de outubro.

Bianca Souza para o Radiojornal 30 Minutos