Com a realização da COP30 em Belém, diversos espaços foram abertos visando o diálogo em torno de questões climáticas e socioambientais. Nesse contexto, a Associação Cultural e Esportiva de Negros e Afrodescendentes da Amazônia – ACENA criou a Blackzone, um território que enaltece a cultura e a ancestralidade negra e afro-amazônica.
É com esse propósito que será realizado, em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado na quinta-feira (20), o XXI Tamborimbó, uma roda de tambor e carimbó, a partir das 14h, no Conjunto Maguari, com entrada franca.
Com uma extensa programação e a participação de vários artistas, o evento abraça ritmos e memórias que reafirmam a potência da cultura negra na Amazônia. Serão mais de oito horas de apresentações musicais embaladas pelo curimbó, atabaque, carimbó de raiz e samba de terreiro.
Promover uma edição do Tamborimbó durante a Conferência da ONU sobre o Clima torna-se ainda mais emblemático, uma vez que a Blackzone surge para reforçar o papel fundamental que a cultura exerce nas soluções para os desafios climáticos, como a proteção da Amazônia e a garantia de permanência e dignidade dos povos que aqui habitam.
Para Harles Oliveira, coordenador da ACENA, a articulação entre cultura, território e luta é incontornável.
“Celebrar o dia 20 de novembro em plena COP30 é lembrar ao mundo que a cultura também é potência climática. A Amazônia tem voz, tem corpo e tem história — e as lutas raciais atravessam o debate sobre justiça climática. Povos negros, indígenas e ribeirinhos sentem primeiro os impactos da crise ambiental. Nossa roda é reivindicação e resistência: sem justiça racial, não há justiça climática”, afirma.

SERVIÇO
XXI TAMBORIMBÓ – Roda de Tambor e Carimbó (Edição especial do Dia da Consciência Negra)
Local: Ponto de Cultura ACENA – Conjunto Maguari, Alameda Dezenove, nº 14, Bairro Coqueiro – Belém/PA
Data: 20 de novembro de 2025
Horário: 14h às 23h
Atrações: Grupo Parananin, Coletivo Tamborimbó, Banda ACENA & convidados (Gigi Furtado, João da Hora, Rafaela Travassos, Adriana Souza) e Bloco Afro Axé Dudu
Contato: (91) 98152-2682
Entrada gratuita
Por Isabella Cordeiro/Com informações do release