O Centro Cultural Banco da Amazônia abre as portas para receber a exposição “Hiromi Nakagura até a Amazônia com Ailton Krenak”, a partir desta sexta-feira (19), em Belém. Pela primeira vez na capital paraense, a mostra apresenta 82 fotografias de viagens realizadas pelo fotógrafo japonês e o líder indígena na região amazônica.
As lentes de Hiromi Nakagura e o olhar de Ailton Krenak revelam a convivência com povos indígenas e comunidades ribeirinhas durante os anos 90, ilustrando a cultura e o cotidiano das aldeias. O foco da exposição vai além das imagens, propondo a observação e reflexão sobre as vidas e as emoções registradas.
O projeto representa o encontro de duas pessoas que carregam uma trajetória marcada pela atuação política e cultural intrinsecamente ligada aos povos originários, sem a utilização de estereótipos e a exotização dos costumes e lugares fotografados.
Eliza Otsuka, curadora adjunta, falou sobre a importância de a diversidade presente no país ser conhecida de forma ampla. “Cada local desses tem a fala diferente, a tradição, a cultura e os pajés, tudo muito diferente. Países diferentes dentro de um país chamado Brasil”, acrescentou.
Ailton Krenak afirmou que estar na Amazônia é uma alegria, uma vez que o título da mostra indica a vinda até a região. “Eu fico muito feliz que os olhos do povo daqui do Pará enxerga essas imagens como as suas autoimagens, então eu fico feliz de estar devolvendo essas imagens tão bonitas, que a origem delas é esse território, é aqui mesmo”, declarou.
Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:
SERVIÇO
Exposição: “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”
Abertura: 19 de dezembro de 2025 (sexta-feira), às 18h
Local: Centro Cultural Banco da Amazônia
Endereço: Avenida Presidente Vargas, 800, bairro Campina, Belém (PA)
Visitação: de 19 de dezembro de 2025 a 22 de fevereiro de 2026
Horários: terça a sexta, das 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h
Entrada: gratuita
Por Isabella Cordeiro