O Espaço EcoAmazônias, localizado no bairro do Jurunas em Belém, recebe o “Encontro de Parteiras, Doulas, Curandeiras e Mestras de Cultura: Saberes Ancestrais do Parto, do Corpo e da Cura” no próximo sábado (08), a partir das 16h. A programação, realizada pelo Instituto Negrytar, reúne vozes do Marajó que irão compartilhar conhecimentos construídos ao longo da vida.
O encontro faz parte do Circuito Cuidado e Clima, do Instituto Procomum, e compõe a Yellow Zone da COP30 – espaço pensado na participação de comunidades periféricas e povos tradicionais que não têm acesso ao evento oficial. O objetivo é reforçar o papel desses saberes como soluções climáticas e sociais da Amazônia.
Haverá uma roda de conversa com a Associação das Parteiras Tradicionais de Breves-Marajó (Asparmub), mediada por Danielle Souza, professora universitária, pesquisadora, antropóloga, historiadora e criadora da Ginecologia Natural Amazônica.
Também participam da mesa Maria Augusta, presidente da Associação, Saloméia Pantoja Barros e Maria José Farias, que contarão experiências, técnicas e cuidados que fortalecem a autonomia do corpo feminino e constroem redes comunitárias de proteção para gestantes.
Maria Augusta afirma que as parteiras do Marajó seguem realizando suas atividades, sendo fundamentais para o cuidado nas comunidades marajoaras, onde o atendimento médico é, muitas vezes, precário e distante.
“As parteiras estão sendo cada vez mais valorizadas. Aqui, muitas mulheres preferem procurar as parteiras do que o hospital, porque sabem que vão ser acolhidas, que o coração do bebê vai ser escutado na hora, com cuidado e atenção. Nosso trabalho é orientar, apoiar e proteger essas mulheres, que já foram muito discriminadas, mas hoje mostram sua importância e a força da tradição. Estamos muito felizes de poder contar essa história e trocar saberes”.
Serviço
Encontro de Parteiras, Doulas, Curandeiras e Mestras de Cultura: Saberes Ancestrais do Parto, do Corpo e da Cura
Data: 8 de novembro de 2025
Horário: 16h
Local: Espaço EcoAmazônias – Rua Tamoios, 624, Jurunas – Belém (PA)
Instagram: @negritarproducoes | @espacoecoamazonias | @parteiras.tradicionais
Por Isabella Cordeiro