A Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA) vai abrir as portas da Casa da Mata Atlântica, em Belém, durante os dias 12 e 15 de novembro, em meio à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, visando reafirmar o protagonismo de um bioma fundamental para o equilíbrio climático.
Embora o foco da COP30 seja a Amazônia, a RMA chama atenção para a interdependência entre os biomas brasileiros, visto que a Mata Atlântica – o bioma mais ameaçado do Brasil e que já perdeu quase 70% de sua cobertura original – é essencial para a existência de um futuro climático no país.
O espaço será instalado na UNAMA – Universidade da Amazônica, localizada no bairro do Umarizal, e irá reunir pesquisadores, ambientalistas, lideranças comunitárias, gestores públicos e artistas para a mobilização e debates acerca de uma agenda que consiste na conservação, proteção e fortalecimento da Mata Atlântica.
Com o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica e do Fundo Casa Socioambiental, a iniciativa terá programação gratuita e aberta ao público, promovendo painéis, oficinas e apresentações culturais que entrelaçam ciência, arte e políticas públicas.
Painel de abertura e convidados
O lançamento do espaço será na quarta-feira (12), às 19h, com o painel “Amazônia recebe a Mata Atlântica”, que terá a participação de João Paulo Capobianco, secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; João Cláudio Arroyo, economista e professor da Unama; Nilto Tatto, deputado federal e militante socioambiental; Ivan Valente, deputado federal e debatedor das questões climáticas; e Tânia Martins, coordenadora-geral da RMA.
A mestre de cerimônia será a jornalista e escritora Cristina Serra, que também irá realizar o lançamento do livro Cidade Rachada. Os debates abordarão temas como a conservação da biodiversidade, bioeconomia, restauração ecológica, justiça climática e transição energética.
Na noite de abertura, também estarão presentes o presidente do STJ e referência mundial em Direito Ambiental, Antônio Herman Benjamin, e a atriz e ambientalista Lucélia Santos.
As oficinas e rodas de conversa tratarão sobre educação ambiental, biomimética e protagonismo feminino, enquanto a Feira da Restauração e a Marcha pelo Clima integram a programação da sociedade civil. O encerramento musical será por conta da artista Sandra Duailib.
Acesse os links abaixo e confira a programação completa:
https://rma.org.br/news/casa-da-mata-atlantica-na-cop-30/
https://cop30.events/hubs/
SERVIÇO
Casa da Mata Atlântica – COP30
Local: Universidade da Amazônia (Unama), Av. Alcindo Cacela, 287, Umarizal, Belém (PA)
Datas: De 12 a 15/11
Contatos: Luan Matheus Santana/Ascom da RMA: +55 (86) 9 9913-9736; e Cleide Magalhães/Assessoria de Imprensa do evento: + 55 (91) 9 81941494.
E-mail: comunicacao@rma.org.br
Site: rma.org.br
Por Isabella Cordeiro