No último sábado (27), foi encerrada a 4ª edição do Congresso Nacional de Processo, Constituição e Tecnologia. O evento foi realizado pela UNAMA – Universidade da Amazônia, Universidade da COP30, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA); Ministério Público do Pará (MP-PA); e Escola Judicial do Tribunal de Justiça (TJ-PA). Neste ano, o tema escolhido foi “Segurança humana e justiça climática como instrumentos dos direitos difusos e coletivos na Amazônia”.
O evento aconteceu na Escola Judicial do Tribunal de Justiça (TJ-PA). Os temas justiça climática e direitos coletivos na Amazônia foram destaque na programação, que foi alinhada à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
A cerimônia de abertura aconteceu na quinta-feira (25). Na ocasião, o presidente da Ser Educacional, Janguiê Diniz, discursou sobre a responsabilidade das instituições de ensino superior estarem à frente de debates acerca das mudanças climáticas. Ele também definiu o Congresso como estratégico e fundamental às vésperas da COP30.
“Temos a honra de receber especialistas de todo o Brasil. Estamos unidos por uma mesma causa: propagar conhecimento público. A COP30 terá um legado a ser deixado na região amazônica e estamos aqui para instigar os nossos jovens a fazerem parte desse progresso”, concluiu.
O cronograma de palestras abordou 15 temáticas. Algumas delas voltadas à Regionalização e Saneamento Brasileiro; Atividade Econômica e Desenvolvimento Social da Amazônia; Direitos Fundamentais; e Amazônia pós-COP30.
Além de alunos e palestrantes, estiveram presentes os desembargadores do TJ-PA. O magistrado Rômulo José Ferreira Nunes foi homenageado e condecorado com a comenda Tobias Barreto – honraria concedida por mérito profissional, ética e prestação de serviço à Justiça.
De acordo com a reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo Arroyo, a comenda engrandeceu a trajetória profissional do desembargador e suas contribuições para a região paraense. “É uma alegria para a Universidade da Amazônia reconhecer a dedicação dos nossos colegas. Profissionais como o decano Rômulo Nunes são exemplos que inspiram nossos alunos”.
Para a estudante Alice Saraiva, participar do Congresso foi uma experiência importante para a carreira profissional. “As palestras permitem conhecer mais da nossa futura profissão, ouvindo opiniões de especialistas renomados. É uma oportunidade de expandir nosso pensamento crítico sobre justiça e segurança na Amazônia”, afirmou a aluna de Direito da UNAMA.
Por Quezia Dias/Ascom UNAMA