Escolher produtos de pele, como skincare e cosméticos, exige atenção redobrada. A composição, as propriedades e a validade são exemplos de cuidados que o consumidor deve ter, principalmente àqueles com peles sensíveis. O uso inadequado de substâncias estéticas pode causar reações.

Os diferentes tipos de pele impulsionaram o mercado para o desenvolvimento de produtos estéticos que atendam a necessidade de cada pessoa. Contudo, a utilização incorreta pode acarretar queimaduras, vermelhidão, irritação e descamação. Isso costuma acontecer com maior frequência em peles sensíveis, propensas a reações alérgicas quando entram em contato com substâncias químicas.
Antes de usar qualquer ácido facial ou sérum, é recomendado avaliar a composição e os ativos deles. Além disso, verificar o resultado e as reações que outras pessoas tiveram é uma medida preventiva, informa Manoela Almeida, coordenadora do curso de Estética e Cosmetologia na UNAMA. “A pele sensível tem uma barreira epidérmica sensível. O uso de fragrâncias, conservantes ou ácidos podem desencadear alergias e inflamações e, até mesmo, aumentar a sensibilidade. A avaliação de um profissional de saúde é fundamental antes de escolher uma marca”.
Não somente a skincare, mas algumas maquiagens têm componentes que, em contato com a pele sensível, não se adaptam. Para Almeida, o controle de qualidade por parte do consumidor deve ser exigente, priorizando itens dermatologicamente testados. “Antes de aplicar, é preciso observar como o produto reage na pele. Para isso, a pessoa pode utilizar em regiões do antebraço ou atrás da orelha. Depois disso, é possível ou não utilizar no rosto”, informa.
Atualmente, existem cosméticos que favorecem a hidratação e proteção de peles sensíveis, cuja indicação é específica para esse público. A profissional instrui como deve se iniciar a rotina de cuidados faciais. “Antes de tudo, é importante visitar um profissional da área dermatológica ou estética. Após a avaliação, comece utilizando fragrâncias sem álcool e ácidos agressivos, fazendo limpezas sutis. O uso de sabonetes com PH fisiológico e glicerinados é a opção ideal, sempre acompanhado de protetor solar”, conclui.

Por Quezia Dias / UNAMA