O Festival Psica fez história em mais uma edição e continuou animando o público de Belém neste último fim de semana, 13 e 14, no Estádio do Mangueirão. A programação seguiu com várias atrações nacionais, em celebração à potência da música amazônica e brasileira.
No sábado (13), artistas como Martinho da Vila, Marina Sena, Nação Zumbi, Edson Gomes e Wanderley Andrade subiram ao palco e apresentaram alguns de seus maiores sucessos, além de performances de artistas amazônicos e grupos do gênero alternativo.
Já no domingo (14), o line-up do festival trouxe nomes como Jorge Aragão, Mano Brown, Fruto Sensual, Terno Rei e Dona Onete. A música internacional também fez parte da festa, por meio da apresentação do grupo The 5.6.7.8’s, trio japonês que mistura rock and roll, surf, rockabilly, punk e garage.
O Psica é um festival conhecido por ser o maior encontro de música e cultura independente da Amazônia, mobilizando o público em um movimento de democratização da arte, ampliando as vozes das periferias e enaltecendo a ancestralidade e a pluralidade da região.
Em entrevista à Rádio Unama FM, que esteve presente nos três dias do evento, a Dona Onete, considerada a rainha do carimbó e dona de hits como “No meio do Pitiú” e “Banzeiro”, falou sobre a felicidade de contar histórias através da sua apresentação, que levou ao palco o show inédito “Quatro Contas”, em referência e homenagem a quatro caboclas que a protegem: Mariana, Jarina, Erundina e Jurema.
“Na parte [da] religiosidade, além da Nossa Senhora de Nazaré, nós também temos as nossas coisas que nos cuidam também: Jarina, Mariana, Erundina e Jurema aí na cabeça da gente”, concluiu.
Por Isabella Cordeiro