Foto: Divulgação

No período de 8 a 30 de janeiro, a UNAMA – Universidade da Amazônia realiza o Projeto Capacita para o público paraense. As aulas são gratuitas e destinadas à qualificação profissional de jovens, adultos e pessoas idosas. O objetivo é democratizar a educação superior com aulas práticas e acessíveis.

Os minicursos são ministrados por professores universitários, utilizando recursos e técnicas ensinadas em salas de aula. São mais de 90 aulas em diversas áreas, como Gastronomia, Comunicação Social, Enfermagem, Psicologia, Administração, Direito, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Educação Física, Farmácia e muito mais.

Mais de 3 mil vagas são ofertadas para o público externo em capacitações. Algumas das oficinas são voltadas a primeiros socorros, limpeza de pele, cuidados de pré-natal, receitas sem glúten e chocolateria, oficina de sabonetes e velas artesanais, marketing digital para iniciantes, fotografia mobile, entre outros.

As aulas são presenciais e ocorrem em quatro unidades da UNAMA: Gentil, Alcindo Cacela, Parque Shopping e Ananindeua. As inscrições devem ser feitas pelo site www.gokursos.com e pesquisar “Capacita + unidade desejada”.

As atividades possuem carga horária de 2 a 20 horas. Para participar, é preciso doar 1kg de alimento não perecível. As arrecadações são destinadas a comunidades e instituições que cuidam de pessoas e crianças em situação de vulnerabilidade.

Segundo a reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo Arroyo, o compromisso de uma instituição de Ensino Superior está além das pesquisas e dos projetos internos. “Para nós, a educação é a base de tudo. Não existe futuro promissor sem dar oportunidade para todos. É nosso dever democratizar a participação de todos no processo de aprendizado. Dessa forma, contribuímos para o crescimento profissional da nossa Amazônia”, conclui.

O Capacita incentiva a sociedade a aperfeiçoar suas habilidades para o mercado de trabalho, explica Hallessa Pimentel, coordenadora acadêmica da Universidade da Amazônia. “Cada oficina é desenvolvida com muita dedicação pela equipe acadêmica. Durante o período de recesso dos alunos, temos a oportunidade de receber a comunidade para vivenciar conosco essa troca de conhecimento”, enfatiza.

Por Quezia Dias/Ascom UNAMA