Diversos espaços culturais de Belém promoverão atividades gratuitas, a partir desta quarta-feira (7) até o dia 18 de janeiro, com o Preamar Cabano, iniciativa do governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). O evento inclui palestras, exposições, performances, sessões de cinema e outras vivências artísticas.
A programação busca reafirmar o compromisso do Estado com a valorização da história e das expressões culturais da Amazônia. Para além da celebração da memória da capital paraense, o Preamar Cabano remonta um dos movimentos populares mais importantes do Brasil: a Cabanagem (1835–1840).
Ao longo de doze dias, o evento incentiva reflexões sobre a resistência, identidade e patrimônio, revisitando um período marcado pela luta da população por melhores condições de vida, entrelaçando o passado e o presente através da arte e da cultura.
Após a abertura oficial, o Museu do Estado do Pará (MEP) reabre seus salões principais para as atividades do Preamar Cabano e a visitação do público. Entre os espaços, estão a Sala da Conquista, a Sala dos Quadros e o Salão Renascença.
Além da agenda no MEP, o Festival Antropofagia Mapping (Anma) exibirá trabalhos de artistas visuais nortistas na fachada do Museu, unindo tecnologia, cultura e ancestralidade. A apresentação ocorrerá nos dias 9 e 10, a partir das 17h.
No dia 9 de janeiro, às 19h, o Museu da Imagem e do Som (MIS), no Palacete Faciola, exibirá o filme “Um Dia Qualquer”. O espaço também receberá a exposição “Claudia Andujar – Cosmovisão”, com visitação aberta de terça a domingo, das 9h às 17h, até o dia 18 de janeiro.
A programação noturna inclui ainda a primeira edição de “Uma Noite no Museu” de 2026, no dia 9, a partir das 18h, reunindo os equipamentos do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM) e o Centro Cultural Banco da Amazônia, com uma ocupação cultural nos espaços de memória da cidade.
Outro destaque é a abertura da temporada em homenagem aos 30 anos da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), nos dias 9 e 10. O concerto terá participação especial de Fafá de Belém, do Coro Carlos Gomes e da solista Adriana Azulay, às 20h, no Theatro da Paz. Os ingressos custam R$ 2 e podem ser retirados a partir das 18h, na bilheteria, com limite de duas unidades por pessoa.
SERVIÇO
Preamar Cabano
Data: 7 a 18 de janeiro
Programação gratuita em diversos espaços culturais de Belém
Por Isabella Cordeiro