A data é marcada por celebrações, manifestações e eventos ao redor do mundo para promover a igualdade dos direitos humanos para todas as pessoas, independentemente da orientação sexual ou identidade de gênero
Autor: / Publicado em: sexta-feira , 28/06/2024 - 12:09
No dia 28 de junho de 1969, uma batida policial no bar Stonewall Inn, em Nova York, onde era muito frequentado pela comunidade LGBTQIAPN+, desencadeou protestos que duraram vários dias. O acontecimento marcou o início do movimento moderno pelos direitos diante da opressão enfrentada pela comunidade e incentivou a formação de grupos de ativismo.
O jornalista e presidente da ONG Olívia, Marcos Melo, tem orgulho de poder celebrar este dia e estar à frente desta ONG com tantas atividades em favor das pessoas LGBTQIAPN+. A ativista e coordenadora da 1ª Marcha do Orgulho Trans do Pará, Leonora Bittencourt, fala como é a atuação da ONG Olívia em favor da população LGBTQIAPN+. De acordo com a Organização das Nações Unidas, em estudo global sobre homicídios, o Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTQIAPN+ no mundo.
Embora tenham conquistado direitos significativos, Leonora Bittencourt ressalta que a comunidade ainda enfrenta grandes desafios na empregabilidade. Muitos não conseguem vagas no mercado de trabalho, especialmente em profissões de destaque.
A ativista deixa uma mensagem sobre a importância deste dia para se conquistar uma sociedade mais inclusiva e justa.
A 1ª edição da Marcha do Orgulho Trans do Pará vai ocorrer em Belém, no próximo domingo (30), para comemorar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+. O evento vai começar às 14h, na Avenida Doca de Souza Franco. Para mais informações, acesse a rede social do evento @marchatranspa. Confira:
Reportagem de Donna Summer, aluna de Jornalismo da Unama, com a supervisão de Matheus Mascarenhas
Publicado por redação
Foto: Reprodução (Redes sociais)
Comentários