O Dia Nacional do Diabetes foi instituído no Brasil em 26 de junho pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Mundial da Saúde para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do controle do diabetes
Autor: / Publicado em: quarta-feira , 26/06/2024 - 12:12
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença no Brasil. O diabetes é uma doença crônica caracterizada pela elevação dos níveis de glicose no sangue e pode levar a complicações graves se não for tratada adequadamente.
O enfermeiro das Clínicas Integradas da UNAMA, campus Ananindeua, Felipe da Silva Reis, fala sobre os dois tipos principais de diabetes que existem atualmente.
De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas do diabetes tipo 1 são: vontade de urinar excessiva, fome frequente, sede constante, perda de peso, fraqueza, fadiga, mudanças de humor, náusea e vômito. Já os principais sintomas do diabetes tipo 2 são: infecções frequentes, visão embaçada, dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés e furúnculos.
Felipe da Silva Reis comenta sobre os cuidados diários que um paciente diabético deve ter. O enfermeiro fala sobre os maiores desafios ao lidar com pacientes diabéticos.
De acordo com Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde oferece seis medicamentos gratuitos para tratar o diabetes, distribuídos em farmácias credenciadas. Para prevenção e controle da doença, é recomendado exame diário dos pés, alimentação saudável, uso dos medicamentos prescritos, prática de atividades físicas e controle da glicemia conforme orientação médica. Confira:
Reportagem de Donna Summer, aluna de Jornalismo da Unama, com a supervisão de Matheus Mascarenhas
Publicado por redação
Foto: Divulgação
Comentários