O projeto Ser COP30, idealizado pela UNAMA – Universidade da Amazônia, reúne pesquisadores do Estado, semanalmente, para discutir e explicar as causas, os desafios e as soluções para a crise ambiental. Os episódios da série Desvendando a COP30 estão disponíveis, gratuitamente, no site UNAMA Play.

A educação ambiental é a principal forma da sociedade refletir como as atitudes humanas afetam a natureza. O projeto Ser COP30 é uma iniciativa que une o conhecimento científico, considerando os aspectos socioculturais e econômicos na Amazônia, para um futuro sustentável. Ele foi desenvolvido para atender as dúvidas dos brasileiros em relação aos assuntos discutidos na Conferência das Nações Unidades sobre Mudanças Climáticas (COP30).

Em formato de mesa-redonda, os episódios da série são transmitidos, ao vivo, no canal da UNAMA no Youtube. Eles vão ao ar nas terças-feiras, às 20h. Após o encerramento, os conteúdos ficam salvos no site UNAMA Play. Já estão disponíveis 15 episódios, com temas diversos, como transição energética, cadeia de consumo, práticas ambientais, desenvolvimento sustentável e muito mais.

De acordo com João Cláudio Arroyo, coordenador do Ser COP30 e apresentador, as pesquisas científicas são realizadas para atender a sociedade brasileira e propor soluções para os problemas ambientais. “A execução do projeto é promover, de uma forma simples e acessível, a conscientização da população. Precisamos distribuir para todos o que é discutido em salas de aula. Nosso papel, como Universidade, é democratizar a educação”, conclui.

Por Quezia Dias / UNAMA