Foto: Jorge Bispo/Divulgação

Maria Bethânia lançou o single “Vera Cruz”, samba dos compositores Xande de Pilares e Paulo César Feital, na última sexta-feira (16). A música foi criada especialmente para a cantora e faz parte do repertório apresentado na turnê que celebra seus 60 anos de carreira.

Realizada em estúdio, a gravação registra uma das cinco faixas inéditas cantadas por Maria Bethânia na turnê que carrega seu nome e que será encerrada neste fim de semana, nos dias 17 e 18, no Rio de Janeiro.

“Vera Cruz” é considerada um dos pontos altos da noite, sendo a canção que finaliza cada apresentação. Um dos versos mais potentes afirma que “Chefe de outra pátria não induz quem vai me guiar”, recebendo forte conotação política, visto que a turnê estreou no período em que o Brasil lidava com as sanções impostas pelo presidente norte-americano Donald Trump, em setembro de 2025.

No entanto, o samba não se limita ao teor político, abordando temas como religiosidade e ancestralidade. Maria Bethânia, que vive o sincretismo entre as religiões de matriz africana e o catolicismo, também fala em “Vera Cruz” sobre entidades como Zé Pilintra e exus – muitas vezes vítimas de intolerância religiosa e preconceito.

O single já está disponível nas plataformas digitais.

Por Isabella Cordeiro