A Fundação Cultural do Pará (FCP) irá promover oficinas gratuitas de formação inicial em operações técnicas de espetáculos, entre os dias 26 e 28 de fevereiro, em comemoração aos 39 anos do Teatro Margarida Schivasappa. O propósito é garantir qualificação, acesso e valorização do trabalho técnico realizado nos bastidores.
Estudantes, técnicos iniciantes, produtores culturais e interessados na parte técnica das apresentações podem se inscrever gratuitamente até a próxima segunda-feira (23), via formulário on-line.
Fernando Dacko e Paulo Miranda, operadores de áudio; Raimundo Amoras e Lauro Sousa, operadores de iluminação; e Fernanda Rabelo, profissional de cenotécnica e direção de palco, serão os responsáveis pela condução das oficinas.
Na quinta-feira (26), para dar início às atividades, será realizada uma palestra gratuita sobre sistemas de som e sua utilização em teatros, a partir das 18h. No dia 27, pela manhã, terá uma oficina de elaboração de rider técnico para espetáculos, a partir das 9h. No mesmo dia, durante o turno da tarde, às 14h, os inscritos poderão participar da oficina de prática de montagem para espetáculos em geral.
Já no dia 28, a programação também inclui uma oficina de iluminação técnica, às 9h. Para encerrar as ações, ocorrerá a oficina de experimentações com luzes, a partir das 16h.
Além de proporcionar uma aprendizagem prática aos participantes, a iniciativa fortalece o setor cultural local, como afirma o coordenador do Teatro Margarida Schivasappa, Olivar Barreto. “Essas oficinas são fundamentais para a realização de qualquer espetáculo, pois estimulam novos trabalhadores na formação de mão de obra técnica qualificada, garantindo a atuação desses profissionais nos bastidores”, concluiu.
SERVIÇO
Oficinas em alusão ao aniversário de 39 anos do Teatro Margarida Schivasappa
Período: 26 a 28 de fevereiro
Horários: Dia 26, às 18h; dias 27 e 28, às 9h e 14h/16h
Local: Teatro Margarida Schivasappa – Av. Gentil Bittencourt, 650, Belém/PA
Inscrições: Gratuitas, por meio do link do formulário
Por Isabella Cordeiro