A deputada estadual e psicóloga Lívia Duarte (PSOL) lança o seu primeiro livro, “Pedro, o menino de olho meia-lua”, com ilustrações de Sofia Callins, pela Editora Unama. É uma obra infantil, delicada e cheia de poesia, inspirada na história do próprio filho da autora, Pedro, de 5 anos.
A obra também pode ser classificada como de educação antirracista ou anticapacitista por estimular a valorização da diversidade entre as crianças. O lançamento será nesta quinta-feira, 4, às 18h, na Livraria Travessia.
Pedro nasceu com ptose palpebrar, ou seja, um dos olhos tem a pálpebra mais baixa do que o outro olho. Conforme foi crescendo, Pedro notou que essa característica era diferente das demais crianças.
O livro retrata, de forma amorosa, sobre valorizar as diferenças entre as pessoas, percebendo que as pessoas, mesmo que desejem possuir as características umas das outras, jamais serão iguais. Em “Pedro, o menino de olho meia-lua”, Lívia exalta que ser diferente é muito bom, usando os astros como recurso poético e didático.
“O livro é inspirado no Pedro, mas também na minha infância e de tantas outras de quem se percebeu diferente algum dia. É sobre uma ptose palpebrar, mas poderia ser sobre racismo ou autismo. É sobre diferenças entre nós, humanos”, descreve a autora.
“A educação infantil é um gesto político de cuidado, onde o amor é fundamental. Lívia nos traz a importância do pertencimento, do respeito, da alteridade e da diversidade, nos mostra que os astros nos ensinam um tanto: cada criança carrega um universo cheio de poesia, nas suas diferenças”, destaca a psicóloga, professora e psicanalista Bárbara Sordi, na apresentação do livro.
A professora Betânia Fidalgo, reitora da Unama e membro da Academia Paraense de Letras, declara, no prólogo, que o livro de Lívia Duarte nasceu do coração e que reflete uma das principais buscas da infância, que é o pertencimento.
Esse é o livro de estreia da autora, que já prepara o segundo lançamento, este, voltado ao público adulto, sobre violência de gênero e raça.
Serviço:
Lançamento do livro “Pedro, o menino de olho meia-lua”, de Lívia Duarte.
Data: Quinta-feira, 04/12
Hora: 18h
Local: Livraria Travessia (Av. Alcindo Cacela, 1404)