A programação do Círio Iluminado 2026, projeto social realizado com patrocínio da Equatorial Pará, por meio de leis de incentivo à cultura, foi apresentada na última quinta-feira (24), em Belém. A Vila do Círio vai ser montada na Praça Waldemar Henrique e reúne música, gastronomia, artesanato e diferentes experiências para o público.
A agenda do projeto terá uma estrutura preparada para receber o público durante a quadra nazarena, com ações de lazer, sustentabilidade e valorização da cultura paraense. O presidente da Equatorial Pará, Márcio Caires, destaca a participação da empresa nas festividades que fazem parte da programação do Círio de Nazaré.
“O Círio é um evento mais do que especial, certamente uma das maiores manifestações de fé do mundo. E nesse contexto, a Equatorial, o Grupo Equatorial e a Equatorial Pará, gostariam de reforçar o seu compromisso com a cultura do estado, com o desenvolvimento do estado e, principalmente, com os paraenses. Então a gente vem se preparando para esse evento há bastante tempo”, afirma.
Uma operação especial promovida pela Equatorial Pará terá cerca de 170 profissionais distribuídos estrategicamente para atuar em eventuais ocorrências. Para garantir a segurança do público, a rede elétrica também recebe atenção durante o evento. O executivo de segurança da Equatorial Pará, Elton Sena, fala sobre os cuidados necessários nos dias da programação.
“Vamos falar um pouco sobre o nosso plano de manutenção, sobre o nosso plano de contingência, como nós vamos atuar durante o Círio para garantir a segurança e a qualidade de fornecimento de energia para toda a nossa população”, destaca.
Na programação cultural, a Vila do Círio terá mais de 40 atrações em dois palcos. Entre os destaques estão Arraial do Pavulagem, Frejat (Barão Vermelho), Suanny Batidão, Nosso Tom, apresentações de orquestra e DJs, além de outras atrações regionais e nacionais. A analista de responsabilidade social da Equatorial Pará, Michele Miranda, dá os detalhes do Círio Iluminado.
“Nós vamos ter o nosso festival, o nosso evento, o nosso Círio Iluminado com dois palcos. Nos palcos nós vamos estar com cantores paraenses, com novos talentos também”, ressalta.
Além dos shows, o público poderá aproveitar a gastronomia, a feira de artesanato e outras atividades. Também estão previstas ações de sustentabilidade, o espaço Equatorial Gamer e o Energia Feminina. E entre as atrações, está a roda-gigante de 35 metros de altura. O Círio Iluminado acontece de 5 a 12 de outubro na Praça Waldemar Henrique, em Belém.
Ouça a reportagem completa de Bianca Souza para o RádioJornal 30 Minutos: