
A grande procissão do Círio de Nazaré reuniu mais de 2,5 milhões de pessoas às ruas de Belém na manhã do último domingo, (12). A caminhada teve início às 7h29 da manhã e durou quase 5 horas, emocionando devotos que vieram de todos as partes do estado e do Brasil.
A celebração, considerada a maior festividade religiosa do país, começou com a Santa Missa, conduzida pelo Arcebispo Emérito de Belém, Dom Alberto Taveira, em frente à Catedral da Sé. Foram 3,6km percorridos pelo mar de gente que, anualmente, participa para agradecer à Padroeira da Amazônia e renovar pedidos.
Durante todo o trajeto, os romeiros costumam cumprir promessas e fazer suas orações à N. Srª de Nazaré, acompanhando a Imagem Peregrina até a Praça Santuário. Neste ano, após passar pelos pontos tradicionais, ela chegou ao seu destino por volta de 12h.
Apesar de ser uma procissão católica, o Círio cresce a cada ano e pessoas de outras religiões também participam da festa, simbolizando o poder da fé e o sincretismo que envolve a tradição – sendo reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
O tema do Círio de Nazaré deste ano é “Maria, Mãe e Rainha de toda a criação”, e a programação se estende até o dia 27 de outubro, com o Recírio, marcando o fim da quadra nazarena.
Por Isabella Cordeiro