Foto: Audrey Nascimento/UNAMA

Os alunos do curso de Nutrição da UNAMA – Universidade da Amazônia, campus Alcindo Cacela, realizaram uma visita técnica no Complexo do Ver-Peso, no último sábado (18), a partir de direcionamentos norteados pela cartilha da COP30 desenvolvida pela instituição.

O objetivo da visita era proporcionar aos estudantes uma experiência que mostrasse a logística de abastecimento de alimentos no principal mercado de Belém, de onde eles vêm e como eles chegam à capital, visto que são diversos os produtores e fornecedores que entregam e comercializam os produtos.

Além disso, os nutricionistas em formação puderam compreender como são realizados o consumo e o modo de utilização dos insumos – seja da farinha, do pescado, das frutas e hortaliças.

A professora e coordenadora do curso de Nutrição da UNAMA, Lorena Falcão, destacou outro aspecto que emerge da cartilha COP30, que é o diálogo com a sociedade sobre a produção sustentável. “Isso corrobora com o aproveitamento integral de alimentos, alimentos que possam ser utilizados desde a sua casca, polpa, até mesmo as sementes”, explicou.

A longo prazo, segundo Falcão, um dos resultados esperados de vivências práticas como essa é o fortalecimento do estudo da técnica de preparo dos alimentos, em conjunto com a dietética, que é a prescrição nutricional, associada à avaliação da necessidade do paciente, em todas as idades.

“E, com certeza, a longo prazo, a gente vai ter um acadêmico de nutrição com senso crítico, sabendo atuar no mercado, sabendo atuar nos seus campos de vivência, de experiência, e conduzindo muito bem, liderando equipes que possam fazer uma utilização benéfica e apropriada do alimento”, ressaltou.

A professora reafirmou a importância da visita técnica ao Complexo do Ver-o-Peso, tanto para os alunos de Nutrição da UNAMA quanto para os docentes, especialmente em virtude da interdisciplinaridade, que é uma proposta da cartilha COP30. “Produzimos muitos debates e a gente também já está trabalhando em torno dos resultados para o nosso Congresso da Saúde de 2026, o Congresso de Saúde da UNAMA”, finalizou.

Por Isabella Cordeiro