Sustentabilidade e coleta seletiva são políticas que fazem parte da rotina dos alunos da UNAMA – Universidade da Amazônia. Por meio do projeto “Ser Recicla”, turmas de graduação recolheram toneladas de resíduos sólidos para reciclagem.
Criado pela UNAMA, o “Ser Recicla” é uma ação afirmativa de responsabilidade ambiental. O projeto é parceiro da Associação Recicla Ananin, responsável pela retirada dos utensílios e por dar um novo significado para os objetos.
Coordenado por João Cláudio Arroyo, pró-reitor de Pesquisa e Extensão da UNAMA, o Ser Recicla vem se consolidando como um exercício de cidadania e instrumento de educação ambiental. “A ideia de implementar um projeto de coleta seletiva dentro da universidade surgiu em reuniões de alinhamento para a COP30. É fundamental que haja participação acadêmica nas articulações sobre as mudanças climáticas”, reforça.
Alunos, colaboradores e o público externo são os principais ajudantes da causa. Os materiais recicláveis devem ser entregues nos pontos de coleta da UNAMA, localizados nos polos de Ananindeua e Belém. “Mais de 3 toneladas de resíduos sólidos já foram coletadas, somente em Ananindeua. A quantia é um demonstrativo do interesse estudantil em causas sustentáveis. Nossos estudantes estão dedicados em fazer a diferença. Esperamos que esse projeto seja ampliado e atinja nível nacional. Com a participação da sociedade, temos a oportunidade de reduzir os impactos ao meio ambiente e melhorar a qualidade de vida”, ressalta o diretor da unidade, Juryptan Viana.
Artesanatos recicláveis – Produtos autênticos podem ser confeccionados com o uso de resíduos sólidos. Após recolherem os materiais em pontos de coleta, os colaboradores da associação Recicla Ananin reaproveitam os insumos para a produção de biojoias, como pulseiras e colares. “Além de reduzir a poluição do meio ambiente, o Ser Recicla contribui para a geração de renda local”, enfatiza Arroyo.
Por Quezia Dias/Ascom UNAMA