A Academia Paraense de Letras passa a fazer parte do circuito cultural “Uma Noite no Museu”, em uma programação mensal, da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), a partir desta sexta-feira (9).
A APL receberá os visitantes para um bate-papo com autores sobre literatura amazônica, das 18h às 20h, com a expectativa de participação ativa da plateia. Em seguida, haverá declamação de poesias, com microfone livre para os poetas presentes.
A conversa será liderada pelo presidente da Academia, Ivanildo Alves, e o vice-presidente Leonam Gondim da Cruz Junior, mediada pela diretora de biblioteca da APL, Franssinete Florenzano, com a presença dos acadêmicos Sarah Castelo Branco, Benilton Cruz, Marcos Valério Reis e Agildo Monteiro – além de escritores, editores e pesquisadores convidados.
O público também terá a oportunidade de conhecer o casarão sede da Academia Paraense de Letras, que possui um jardim literário e o salão Domingos Antônio Raiol, o barão de Guajará, fundador da APL em 1900.
Vários espaços culturais integram o circuito, com exposições fotográficas, mostras imersivas e visitas aos museus da cidade, aproximando o público da diversidade artística e histórica presente na capital, como uma forma de valorização à memória de Belém.
Confira a reportagem de Bianca Souza para o Radiojornal 30 Minutos:
Por Isabella Cordeiro