O Museu do Estado do Pará abre as portas nesta quinta-feira (20), a partir das 15h, para uma apresentação musical da Orquestra Ribeirinha da Amazônia – ORA, composta por jovens de comunidades ribeirinhas que utilizam instrumentos tradicionais e sonoridades ancestrais para demonstrar a força de territórios florestais.
O evento faz parte do projeto AMAZON SOUND HEALING, da Organização Comunitária de Adesão Social – OCAS, uma ativação cultural que envolve arte, ancestralidade inovação e sustentabilidade. A iniciativa tem o propósito de fortalecer o compromisso da instituição em valorizar a cultura e práticas de educação ambiental e justiça climática simultaneamente.
A apresentação também contará com a participação dos jovens da Aldeia Tawari – Tenetehara Tembé – TIARG, ampliando a troca entre expressões indígenas e ribeirinhas, para enaltecer a diversidade cultural da Amazônia.
A programação inclui:
1) Oficina de Construção de Instrumentos com Materiais Reciclados
Os participantes aprenderão a transformar resíduos em instrumentos musicais, explorando ritmos amazônicos e descobrindo o potencial criativo da reciclagem como ferramenta educativa e socioambiental.
2) Intervenção Musical AMAZON SOUND HEALING
Uma performance sensorial com criação de loops ao vivo, conectando melodias, sons da floresta e saberes tradicionais em uma experiência de cura sonora e consciência ambiental.
SERVIÇO – Ativação Cultural da OCAS no Museu do Estado do Pará
AMAZON SOUND HEALING – Oficina e apresentação da Orquestra Ribeirinha da Amazônia
Participações:
ORA – Orquestra Ribeirinha da Amazônia
Jovens da Aldeia Tawari – Tenetehara Tembé – TIARG
Data: 20 de novembro
Horário: 15h
Local: MEP – Museu do Estado do Pará, Praça D. Pedro II – Cidade Velha
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre
Por Isabella Cordeiro/Com informações do release