A UNAMA – Universidade da Amazônia recebeu a visita dos integrantes da iniciativa Jovens no Clima – Recife 2025, na manhã da última sexta-feira (14), para a cerimônia de entrega de certificados que reconhece a participação de estudantes em um projeto de extensão voltado à educação ambiental e enfrentamento das mudanças climáticas.
O evento foi realizado no auditório B-100, no campus Alcindo Cacela, e contou com a presença do Secretário dos Direitos Humanos e Juventude de Recife, Marco Aurélio Filho, dos jovens responsáveis pelos projetos selecionados e de professores da instituição.
Marco Aurélio afirmou que a cerimônia simboliza um momento histórico para os estudantes de Recife, principalmente pela UNAMA ter sido a porta de entrada para a formação de conhecimento ancestral sobre a Amazônia.
“Foi importante demais para esses jovens terem essa imersão do solo sagrado amazônico, como eu tenho dito, e acima de tudo, trazer essa expertise e a experiência de uma universidade que tem um legado de mais de 50 anos de história”, destacou.
O professor Thiago Barros, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC), ressaltou que a visita desses jovens representa a culminância de uma parceria desenvolvida há meses, dentro do comitê COP30 e das atividades relacionadas à cartilha do projeto Ser COP30.
“Essa parceria vai continuar porque eles fazem parte de um projeto importante que discute clima a partir da realidade, do que é feito nos territórios, nas periferias do Recife”, assegurou.
O estudante Paulo Crisóstomo, que faz parte da Comitiva Jovens no Clima, representando o projeto Recife Azul, relatou que está sendo uma grande satisfação conhecer Belém e outras metrópoles da Amazônia, e contou mais sobre a sua experiência durante uma visita à exposição da Rede Andorinhas.
“Estar aqui nesse grande acervo das paisagens urbanas de Belém, para mim, foi de imensa conexão”, concluiu.
Por Isabella Cordeiro