Foto: Pedro Paiva

O Amazônia Fashion Week, considerada a semana mais importante da moda do Norte do país, realizou a sua 20ª edição entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro. A programação foi realizada em espaços culturais e históricos de Belém, trazendo o tema “Moda: arte e tecnologia”.

Na quinta-feira (30), o evento de abertura apresentou o desfile da Coleção Amazônia, idealizada pela coordenadora geral do evento e professora do curso de Moda da UNAMA – Universidade da Amazônia, Felícia Maia.

A coleção foi criada e executada pelos estilistas Graça Arruda, Rosely Coelho, Lucilene Carvalho, Helena Bezerra, Rose Chaves, Rafael Ribeiro, Drielle Sasaki, Ludimila Heringer, Rita Reis, Lilia Lima, Jessica Ribeiro e Josiane Ribeiro em conjunto com os alunos do 4º semestre de Moda da UNAMA e mostrou roupas conceituais e comerciais com elementos amazônicos.

Na sexta-feira (31), foi a vez de marcas consolidadas no mercado se apresentarem no Armazém do Tempo, no Mangal das Garças. Já no sábado (1º), o AFW recebeu as produções de novos criadores, selecionados por meio de edital, para mostrarem roupas que carregam algum tipo de inovação em tecnologias ou práticas sustentáveis.

A professora Felícia Maia afirmou que as vinte edições do Amazônia Fashion Week representam um amadurecimento profissional e acadêmico. “A gente veio acompanhando todo o trabalho, tanto dos alunos na faculdade porque o AFW tem o mesmo tempo do curso de Moda da UNAMA, e profissionalismo, a profissionalização que as marcas vieram conseguindo ganhar ao longo do tempo”.

Sobre o desfile, a reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo Arroyo, destacou as propostas do evento que permitem a valorização do bioma amazônico, da bioeconomia e de toda a cultura da região. “Tanto nas modelos quanto nos moldes e também naquilo que elas vão apresentar enquanto produtos e insumos”, acrescentou.

Por Isabella Cordeiro