Foto: Gabriel Prestes

O curso de Relações Internacionais da UNAMA – Universidade da Amazônia deu início à XV SIONU 2025, na última segunda-feira (20), que traz como tema “O Naufrágio da Nações: O colapso do multilateralismo na estrutura do poder global” como convite à reflexão sobre crises mundiais contemporâneas e o futuro da cooperação internacional.

O objetivo é discutir acerca dos limites e possibilidades do multilateralismo diante da crise da governança global, além de temas afins, preparando os alunos de Relações Internacionais para o mercado de trabalho por meio de vivências práticas de negociações multilaterais e do desenvolvimento de competências diplomáticas, comunicacionais e analíticas aplicadas aos desafios da área.

A XV edição da SIONU faz parte da Semana Ubíqua de Relações Internacionais e envolve os professores do curso e estudantes, sendo um evento realizado por eles e para eles.

O convidado deste ano para a palestra magna foi o professor Dawisson Belém Lopes, atual diretor do Escritório de Governança de Dados Institucionais na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A SIONU 2025 promove uma imersão crítica nas rupturas que têm impactado a ordem internacional como guerras, desigualdade, crise climática, desinformação e disputas tecnológicas. Nesse sentido, surge a necessidade da reconstrução de pontes, principalmente a partir de vozes e vivências do Sul Global e da Amazônia.

A programação continua nos dias 21 e 22 de outubro, na UNAMA – Alcindo Cacela, a partir das 18h30 às 21h.

Por Isabella Cordeiro