Belém sedia, nos dias 30 e 31, a Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e organizada pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).
A programação vai receber 400 lideranças de territórios rurais e comunidades tradicionais de todo o Pará para discutir temas estratégicos relacionados ao desenvolvimento rural, à agroecologia, à segurança alimentar e ao fortalecimento da agricultura familiar. As atividades ocorrem no Parque dos Igarapés, a partir das 14h desta sexta.
No evento, delegados eleitos pelos territórios rurais, organizações e movimentos sociais têm papel central de votar propostas, representar a diversidade dos territórios rurais e contribuir para a formulação de diretrizes que orientarão as políticas públicas nacionais voltadas ao desenvolvimento rural sustentável.
As propostas aprovadas na programação serão apresentadas na Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, organizada pelo governo federal, que será realizada em Brasília, em março deste ano.
Feira da Agricultura Familiar
Durante a Conferência, haverá uma feira da agricultura familiar para exposição e comercialização de produtos orgânicos. Os trabalhadores do campo e de comunidades tradicionais apresentam a potência e a resiliência dos territórios rurais paraenses, que produzem sem agrotóxicos e ajudam a proteger e preservar a floresta.
Pecuária sustentável
Ainda durante a 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf) promove uma oficina para lideranças da agricultura familiar de diversas regiões do Pará, na programação da noite do dia 31 de janeiro, às 20h.
A oficina tem como tema o Programa Estadual de Pecuária Sustentável que tem o objetivo de promover uma nova pecuária no estado, com alta produtividade, transparência e com responsabilidade social e ambiental em todas as etapas da cadeia.
Os participantes também vão conhecer técnicas e práticas pecuárias ambientalmente responsáveis apresentadas pelo fundador do Instituto Vida e Sintropia na Amazônia (Ivisam), Vicente Cirino, do município de Irituia e o Cheque Pecuária, iniciativa inédita do Governo do Pará com foco na construção de um modelo produtivo sustentável e inclusivo.
Com informações da assessoria de imprensa