Foto: Divulgação/Rafa Bqueer

A capital paraense recebe a exposição Amazônicas Poéticas Femininas, que reúne cerca 80 de 21 mulheres da região Norte do país, a partir dessa sexta-feira (30). Localizada na CAIXA Cultural Belém, a exibição segue até 8 de março de 2026, no Dia Internacional da Mulher, integrando um projeto do Museu das Mulheres aprovado na Seleção Petrobras com recursos da Lei Rouanet.

Os trabalhos apresentam um panorama da produção feminina da Amazônia, com obras de artistas do Pará, Amazonas e Acre. O público terá acesso à arte em suas múltiplas formas e linguagens, como pintura, gravura, escultura, fotografia, performance e registro de vídeo de grafite pioneiro, entre outras.

A exposição parte de um olhar crítico e comprometido com as narrativas locais, de acordo com a curadora e diretora artística Sissa Aneleh. “O projeto tem um recorte curatorial decolonial, pautado nas questões de gênero, identidade, regionalismo e diversidade. Nosso objetivo é valorizar a autonomia artística das mulheres amazônicas e evidenciar suas narrativas, estéticas e territórios”, afirma.

O percurso expositivo estimula o reconhecimento da Amazônia como linguagem, território simbólico e força estética, com obras que conversam com o artivismo, cultura indígena, ancestralidade feminina, história afrobrasileira e tecnologias amazônicas, além da arte do afeto e biografias de mulheres que marcaram o protagonismo feminino da região.

O projeto também inclui uma programação educativa e formativa, por meio de oficinas de economia criativa destinada ao desenvolvimento profissional de mulheres nas áreas técnicas e artísticas, envolvendo temas como produção executiva, projetos coletivos e montagem de exposições.

O público infantojuvenil poderá participar da atividade Sons da Natureza, uma experiência sensorial inspirada em sementes e sons de animais do Marajó. De forma lúdica e sensível, a proposta estimula a percepção ambiental, mediante o contato com esculturas sonoras que podem ser tocadas e ouvidas.

A exposição Amazônicas Poéticas Femininas é apresentada pelo Ministério da Cultura e Petrobras, com patrocínio via Lei Rouanet. A coordenação e produção são do Museu das Mulheres, com realização do Governo do Brasil e apoio da CAIXA.

Para mais informações sobre a programação gratuita e inscrições, acesse o Instagram do Museu das Mulheres, o site oficial da instituição e a página da CAIXA Cultural Belém.

Por Isabella Cordeiro