Foto: Reprodução

Deu Brasil no Globo de Ouro 2026! “O Agente Secreto”, do diretor Kléber Mendonça Filho, conquistou duas estatuetas na noite da 83ª cerimônia, realizada no último domingo (11), fazendo história ao se tornar o primeiro filme brasileiro a ganhar dois prêmios na mesma edição.

O país foi representado novamente no palco da premiação, dessa vez nas categorias de “Melhor Filme de Língua Não-Inglesa” e “Melhor Ator em Filme de Drama”, pela atuação de Wagner Moura – protagonista do longa que aborda o período de repressão militar no Brasil.

No discurso de agradecimento, Kléber Mendonça Filho elogiou Wagner Moura e dedicou o filme aos jovens cineastas, além de destacar que esse é um momento da história muito importante para fazer filmes, tanto no Brasil como nos Estados Unidos.

Após levar o prêmio de melhor ator, Wagner Moura aproveitou o momento do discurso para agradecer a parceria construída com o diretor de “O Agente Secreto” e comentou brevemente sobre a mensagem da obra.

“É um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Eu acho que se um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. Esse prêmio vai para quem está seguindo seus valores em momentos difíceis”, disse.

Wagner também deixou um recado para quem acompanhava a cerimônia no Brasil. “E para todo mundo no Brasil que está assistindo isso agora, viva o Brasil e a cultura brasileira”, concluiu em português.

Confira o conteúdo especial produzido por Rodolfo Marques para o Radiojornal 30 Minutos:

Por Isabella Cordeiro