Como parte do programa Agora Tem Especialistas, o Ministério da Saúde publicou, na última sexta-feira (26), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), a portaria GM/MS nº 9.760 que garante R$ 1 bilhão para apoiar 3.498 hospitais filantrópicos e Santas Casas em todo o Brasil.
Representando uma inovação em relação à antiga Tabela SUS, o recurso faz parte do novo modelo de financiamento do setor, que prevê reajuste anual dos valores pagos pelos procedimentos realizados por meio do sistema de saúde, calculado com base na produção hospitalar registrada no ano anterior.
No Pará, o investimento de R$ 10,2 milhões vai beneficiar 43 instituições de saúde em diversos municípios do estado. Entre elas, estão o Hospital D. Luiz I, o Hospital Maradei e o Hospital da Ordem Terceira, localizados em Belém.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o programa consolida o caminho de superação definitiva da antiga tabela, além de estimular a redução do tempo de espera nas filas e o atendimento completo à população que precisa de atenção especializada do SUS.
O investimento fortalece a estratégia do Agora Tem Especialistas, reorganizando o financiamento da atenção especializada do SUS e criando incentivos nacionais. Ao subsidiar financeiramente esses hospitais, o governo pode ampliar a capacidade do programa na geração de resultados concretos, com mais atendimento e redução das desigualdades regionais.
“O Agora Tem Especialistas atua na raiz do problema. É uma resposta federativa e estruturante, que garante que o acesso ao atendimento especializado não dependa do CEP do cidadão”, destaca o ministro.
Por Isabella Cordeiro, com informações do Ministério da Saúde